DOR DE CABEÇA CONSTANTE PODE SER CAUSADA PELO BRUXISMO
- AG Odontologia Especializada

- 13 de nov. de 2018
- 2 min de leitura

O bruxismo é o apertar, ranger ou bater dos dentes involuntariamente e pode acontecer com pessoas de diferentes idades e fases da vida. Ele acomete cerca de 20% dos adultos. A prática clínica revela que a causa está relacionada a estresse emocional e físico.
O bruxismo, quando não tratado, pode desalinhar a mordida, desgastar os dentes, ocasionar a quebra de dentes e sobrecarregar a articulação têmporo-mandibular. Essa articulação é responsável por funções bucais, como abrir e fechar a boca. Com a sobrecarga, ligamentos, músculos da mastigação, ossos do maxilar e da mandíbula, dentes e outras estruturas são impactados. Ou seja: com o bruxismo, a articulação permanece em constante pressão, os músculos da mastigação fadigam e como muitos deles estão inseridos na região da cabeça e pescoço pode resultar, sim, na dor de cabeça, dores cervicais e no ouvido, entre muitos outros problemas.
Sintomas de Bruxismo
Os sinais e sintomas de bruxismo costumam incluir:
· Ranger ou apertar os dentes: às vezes tão alto que pode despertar uma pessoa que estiver dormindo ao lado
· Dentes achatados, fraturados, lascados ou soltos
· Esmalte dental desgastado, expondo camadas mais profundas do dente
· Aumento da sensibilidade dentária
· Dor na face
· Dor na mandíbula
· Dor que se sente como se fosse uma dor de ouvido - mas que na verdade é resultado de bruxismo
· Dor de cabeça
· Dores no pescoço
Tratamento Os sintomas podem ser amenizados com a utilização de aparelhos intrabucais durante a noite, controle de ansiedade e medicações específicas. Estas distribuem a força muscular em todos os dentes, impedindo o atrito. Para alguns casos, também é recomendável fisioterapia para os músculos da mastigação. O tratamento deve ser acompanhado de visitas periódicas ao dentista para checagem dos resultados e fazer o controle dos sintomas.



Comentários